Conheça mais sobre a história deste produto, o cuidado com o excesso e diversos outros fatos
Sem dúvida, o açúcar é um dos elementos mais requisitados globalmente. Apresentamos em diversas receitas, além das sobremesas, tem características específicas e muito importantes para o nosso organismo.
E, hoje, para conhecer ainda mais esse produto que adoçamos as nossas vidas, separamos algumas das curiosidades principais sobre o açúcar que você, provavelmente, ainda não tinha conhecimento.
Você perceberá que, assim como diversos outros alimentos, o consumo inexorável de açúcar é prejudicial. Adicionalmente, será familiarizado com as hipóteses de sua origem e a relevância do seu valor e valor no passado.
Que você tenha uma ótima leitura!
Curiosidades em relação ao açúcar
De onde é que é?
A maioria das plantas possui a presença de açúcares, como a cana.
Além disso, o mel e as frutas são fontes naturais abundantes de açúcares simples e ilimitados.
E, na realidade, existem vários tipos diferentes, como a frutose, a sacarose e a glicose.
Um antigo conhecido e querido.
É um dos ingredientes mais antigos do mundo.
Os habitantes da Nova Guiné, na África, foram os primeiros a usar a cana, por volta de 8000 aC, obtendo, assim, seus benefícios.
A origem da palavra “açúcar” é derivada da palavra sânscrita sharara, que significa “material granulado”.
Quantidade diária de pessoas diárias.
Atualmente, existem diversas pesquisas a respeito do consumo de açúcar.
A American Heart Association, por exemplo, recomenda que mulheres adultas não consumam mais de 24 gramas dele por dia (6 colheres de chá)
Em relação aos homens, o máximo recomendado é de 36 gramas por dia (9 colheres de chá)
No entanto, a quantidade atual de açúcar que é ingerida é superior a 30 colheres de chá.
Uma grande quantidade de açúcar.
Em 2013, a artista francesa Camille Courgeon construiu a maior torre de amido de cana, com 1,82m.
Para construí-la, foram usados mais de 2.500 cubos e o trabalho terminou em 2 horas e 59 minutos.
Tenha cautela com o seu coração.
O consumo excessivo de açúcar pode aumentar o risco de doenças cardíacas. Isso ocorre porque ele altera a proteína muscular do coração, além de sua mecânica de bombeamento.
Excessos em excesso são específicos.
Além de patologias cardíacas, o consumo excessivo de açúcar na dieta pode ocasionar outras patologias. Dessa forma, preste atenção constante nos níveis de energia que foram consumidos.
Estudos comprovaram que a ingestão elevada de alimentos pode afetar a sobrevivência de indivíduos com câncer de mama e de cólon.
Além disso, ele está relacionado a outros distúrbios como diabetes, acne e artrite.
Doce
que será um vício?
Há indivíduos que são viciados em açúcar. A interdependência pode estar relacionada a fatores genéticos.
Segundo pesquisas, pessoas que tiveram alterações genéticas em um hormônio chamado grelina acabaram consumindo mais açúcar, assim como o álcool. Ambas as emissões exercem efeitos semelhantes no sistema hepático.
A cana é a única fonte de açúcar.
Nos Estados Unidos, mais da metade dos 8,4 milhões de toneladas de açúcar produzidas anualmente é proveniente da bebida sacarina.
Ela é uma espécie da família das amarantáceas. Devido à grande concentração de sacarose em suas regiões, ela tem sido cultivada em temperadas e utilizada na produção de açúcar e etanol.
Antigamente, era um medicamento.
No período do século IX, no Iraque, o açúcar passou a ser utilizado como remédio. Naquele tempo, acreditava-se que ele não poderia oferecer perigo às pessoas, mas sim o contrário: curá-las.
Seu uso era a partir da combinação de frutas e outras iguarias, que davam origem a xaropes e outras infusões medicinais.
Ao longo do tempo, os médicos britânicos chegaram a prescrever o açúcar como uma forma de tratar a patologia.
Há relatos de que um médico sugeriu a aplicação de adesivo nos olhos de indivíduos com patologias oculares e irritações nos olhos.
Coisas de classe privilegiada.
Inicialmente, apenas o corte real tinha a habilidade de pagar (mesmo que em pequenas quantidades) pelo açúcar. Isso porque era tão raro e caro.
Durante o período do século XIII, Henrique III, um membro da corte real britânica, tentou adquirir três libras da especialidade. Ainda assim, havia incerteza sobre o montante de açúcar que poderia ser encontrado em terras britânicas.
No século XVI, uma colher de chá do alimento chegou a custar cerca de cinco dólares em Londres.
No entanto, as classes trabalhadoras puderam usá-lo à medida que seu valor diminuísse. Eram produzidos mingaus e “pudins apressados” (que eram preparados depressa) e outros produtos de panificação.
Além disso, essas classes trabalhadoras também passaram a acrescentar o elemento no chá, criando uma das principais tradições, que existem até hoje.
É uma ótima opção de conservação.
O açúcar tem sido usado como conservante há centenas de anos.
Altas concentrações de açúcar fazem com que as bactérias percam água através de um processo chamado osmose e sem água, pois as bactérias não podem crescer ou se dividir.
Gostou de saber mais sobre o açúcar? Então continue em nosso site e entenda a diferença entre o açúcar refinado e o extra fino !
Você também pode gostar:
6 E-book de receitas por R$ 9,97
E ai, curtiu ? Conta pra mim no comentario abaixo, não esquece de compartilhar com seus amigos e familiares.